O que é Inteligência Financeira

Muito se fala em Educação Financeira mas há um termo ainda mais abrangente que este e que agora vamos passar a ouvir bastante: a Inteligência Financeira. Isso porque enquanto a educação financeira apenas nos diz como ganhar mais, entender o sistema financeiro e técnicas de investimento, a inteligência financeira é mais sobre a nossa relação com o dinheiro.

Mas o que isso significa? O conceito nada mais é do que saber utilizar o dinheiro de modo equilibrado que atenda aos seus desejos mas, principalmente e acima de tudo, às suas necessidades.

A gente sabe que nem todo mundo tem paciência para seguir esse processo. Às vezes o que falta não é nem paciência, mas sim um pouco mais de conhecimento que mostre justamente que o termo nada tem de complicado. No final, saber mais sobre a inteligência financeira fará com que você tenha melhores condições de organizar financeiramente a sua vida.

O PRIMEIRO PASSO

O início de tudo deve ser organizar as receitas e as despesas e saber como gastar o seu dinheiro. Isso nada mais é do que proteger o seu patrimônio, evitar gastos desnecessários e investir de maneira correta. Parece simples, né? Mas não é. A maior parte dos brasileiros não se preocupa com isso. E mesmo os que se preocupam, poucos conseguem se organizar financeiramente como deve ser feito.

Saber proteger o seu dinheiro é gastar de forma correta o que entra, enquanto que a receita que sobra pode ser aplicada no mercado financeiro e transformada em investimentos para você no futuro. Seja para adquirir bens como imóveis, ou fazer uma viagem ou apenas ter uma reserva financeira para casos de emergência – principalmente considerando essa grave crise financeira que o país atravessa.

O SEGUNDO PASSO

E à medida que você passa a saber como proteger o seu dinheiro é natural que suas habilidades de controle também aumentem. Renegociando uma despesa aqui, eliminando outras ali, evitando gastos supérfluos que naquele momento farão pouca (ou nenhuma) diferença e se readequando na medida do possível a uma mudança de realidade que influencia no seu estilo de vida.

TERCEIRO PASSO

Isso é ter inteligência financeira. Mas o nível maior para se atingir essa inteligência é quando você entende como investir e aprende a aumentar a sua renda a partir de um simples investimento que renderá um bom dinheiro no futuro. Saber como poupar o salário todo mês é um enorme desafio porque o Brasil é um dos países mais caros do mundo e com as maiores taxas de impostos. Mas fazer com que o seu dinheiro trabalhe a seu favor é um desafio que vale a pena ser superado porque, no final, só quem tem a ganhar é você mesmo.

Por isso a inteligência financeira é tão importante. E cada vez mais esse termo estará presente nas conversas entre amigos, nas rodas de família. Porque será através da inteligência financeira que seus sonhos poderão ser realizados e suas metas alcançadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *